Divagando...

Divagando...
Bosque da Princesa em Pindamonhangaba - Foto de Maria Teresa de Brum Fheliz Benedito

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A JUSTIÇA, A FRATERNIDADE, A IGUALDADE SOCIAL!?


Ontem conversando com amigas, senti revolta pelo pouco que faço diante da desigualdade social.
Uma amiga estava contando que sentiu repulsa diante dela mesma quando passou diante do “lixão” e deparou com uma cena que lhe tirou o chão, viu pessoas saindo de lá com sacolas de restos de alimentos e frutas e pensou e “eu quantas vezes reclamo do que tem sobre a mesa para almoçar!” e acrescentei, todos nós uma vez e sempre reclama do muito que possuímos, somos pessoas insatisfeitas diante do muito que temos e ela acrescentou, “sempre separo do resto do lixo o material reciclável, mas agora vou evitar que sobre comida em meu prato,, para que não vá para o lixo”, disse minha amiga.
Meu Deus, aonde chegamos? E quando será que vamos fazer algo de verdadeiro para acabar com esta desigualdade social?
            Ontem depois desta conversa, fiquei pensativa e me calei e comentei com meu amigo seminarista da Igreja onde freqüento, silenciei talvez sem saber e sem notar de fato o que me inquietava, mas depois lendo a Bíblia percebi que foi isso que me silenciou, faço muito pouco pelo meu próximo , preciso fazer mais e Mateus me deu a dica no capítulo 5 versículo 6: “Felizes os que tem sede de justiça, por que será saciados.”
             Mas não adianta só a sede, temos que agir.
             Esse desejo da busca pela justiça faz parte do contexto da nossa vida desde que nascemos, mas nem sempre somos justos com os outros, mas nos irritamos quando são injustos conosco.
             Temos um conformismo natural diante das injustiças sociais, raciais, morais, religiosas... Esta injustiça faz parte do nosso discurso diário, mas não das nossas ações.
              Nossa ação é velada, é disfarçada e não é isso que Jesus quer de nós, Ele quer ação verdadeira quer que nossa ação faça a diferença.
              Pregar é muito fácil, mas agir não!
              A mudança desta situação depende de mudanças radicais de como avaliamos o outro, temos que nos colocar no lugar do outro, temos que ser de fato ação social em benefício de quem tem menos.
              A justiça tem que superar a justiça legal, a justiça do homem, tem que ser a justiça exercida pela verdade, pelo amor, por que sem este amor e sem esta verdade, não haverá fraternidade e de nada adiantará este discurso, ele será inócuo, vazio e irreal tem que ser uma ação verdadeira de justiça e de amor.
             A hora de quem tem o poder nas mãos parar de pensar em fazer politicagem e pensar no próximo muita coisa vai mudar, pois estes que detém o poder têm que ser modelo de justiça e fraternidade.       a autora

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Deus é absoluto, a riqueza é passageira.


Deus nos leva a liberdade e a vida e a riqueza desenfreada e exagerada, “geralmente” nos leva à escravidão, pois corremos sempre o risco de querermos sempre mais. A busca pela riqueza, se não for precedida da justiça, que Jesus nos ensina nas Escrituras, através da partilha e da fraternidade, ela irá nos alienar e sufocar. E o necessário para uma vida digna, tem que vir obrigatoriamente com esta justiça, como fruto da “árvore boa”. Porém se ficarmos parados, estagnados esperando que Deus mande entregar em nossa porta, via “sedex”, o alimento, remédio, o estudo, o lazer, a felicidade, o amor, por fim tudo que queremos isto com certeza não irá acontecer. Deus nos deu dons, talentos e temos que usá-los (Mt 25, 14-34), é preciso arriscar e lançarmos à ação, para que os dons recebidos cresçam e frutifiquem. Deus nos confiou, talentos e dons (Mt 25, 14-34), é preciso arriscar e nos lançarmos à ação, para que os dons recebidos cresçam e frutifiquem..Deus nos confiou, dons ímpares,temos que usá-los e sempre para o bem, pois no julgamento final estes dons e talentos nos serão cobrados e julgados. Temos primeiramente que usar estes dons e talentos, dentro da primeira Igreja, formada, que é a família de Jesus, junto com Maria e José, e nós temos que usar estes dons começando em nossa família para transformar o que precisa ser transformado e dali partir para a comunidade, o trabalho, a escola... em todos os lugares, temos obrigação de usar estes talentos que Deus nos deu de graça e por Tua graça, temos que ousar nos lançarmos para águas mais profundas, não podemos esconder por debaixo do tapete como poeiras indesejáveis que neste caso é nosso comodismo, pois mais simples é cruzar os braços e deixar correr o tempo, esperar que as coisas caem do céu, não, temos que triplicar estes dons e talentos, que nos foi dado com amor e só assim conseguiremos deixar o mundo e as pessoas mais felizes e com isso também o seremos...a autora

Deus é absoluto, a riqueza é passageira.

O pensamento

Para mim não existe coisa mais extraordinária que o pensamento.
Um grego disse uma vez que “o pensamento é o passeio da alma”.
Veja que coisa mais linda e que poético “o pensamento é o passeio da alma”!
Concordo plenamente com ele, é a maneira que nosso espírito tem para viajar, descortinar novos horizontes é através do pensamento que levamos nosso corpo a passeios deslumbrantes, que só podemos fazer através do pensamento, da imaginação.
É através dele que levamos nossa alma mais longe que nosso corpo pode chegar.
A alma não encontra obstáculos para caminhar, voar, viajar pelo espaço sideral, através do pensamento saímos de nós mesmos sem abandonarmos nosso interior... nossa isso é bárbaro, imagine, posso voar sem sair do lugar...bárbaro isso!
E mais o pensamento segundo Descartes é uma existência, ele disse “Penso, logo existo”.
Pensar é formar conceitos, portanto temos que ter cuidado com que pensamos, pois podemos colocar pensamentos inúteis em movimento e jogá-los para o subconsciente coletivo e de certa forma colocar uma existência no caos... pensamento é a arte de refletir, meditar, viajar pelo espaço sem sair do lugar.

                             Maria Teresa

Viver a vida!

Hun como é bom viver a vida com responsabilidade e alegria!
Mas a vida é curta para ser vivida com intolerância, com mau humor e estupidez como tenho visto por aí.
A vida é para ser vivida como se fosse um desabrochar de uma rosa, lentamente.
Como o despertar do girassol, que se espreguiça todo até ficar olhando para o sol, para melhor aproveitar a sua vida.
Viver a vida como se ela fosse uma sinfonia de pássaros matinais e se prestar atenção ouvirá uma sinfonia diferente a cada amanhecer, é só não ter pressa e ouvir, porque os pássaros estão lá a cada amanhecer.
Viver a vida sempressa algumapor que a pressa não deixará experimentar o doce sabor que ela oferece a cada dia e olha, ela oferece sabores diferentes e crescedores de se viver.
Viver a vida como se não houvesse noites e só dias  e dias de sol.
Então faça da noite do viver o mais lindo dia de sol!
                          a autora

Proibido fazer dieta

A partir de agora está proibido fazer dieta.
Sim proibido fazer dieta de consciência, dieta de ética.
Quem sabe assim apareçam candidatos repletos de ética e consciência?
Precisamos de candidatos éticos e de consciência limpa.
Sei que ainda existem políticos assim, ainda tem.
Tem muita gente vivendo essa dieta enganando o povo e manipulando a consciência
dos menos favorecidos, dando a eles cestas manipuladoras de sobrevivência.
Por que agem assim, por que não dão o trabalho, o emprego digno????
                                      Maria Teresa

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

“Temos que ter um tema para viver” (Paulo Bomfim)
 Grande poeta Paulo Bomfim.

Estamos diante do caos da violência.
Diante da TV, o que vemos é violência nas novelas, nos telejornais, nos desenhos, nos desenhos animados minha gente!
Quando acessamos a internet em destaques nos sites o que vemos?
Violência, promiscuidade, pedofilia, etc...
Para todo lado que olhamos sentimos violência e somos violentados.
Você já prestou atenção nas letras de algumas músicas, se é que se pode chamar aquilo de música, tocadas em algumas rádios e programas de TV?
Onde professores, pais erraram na educação desses jovens que estão se transformando em alguns adultos violentos e cruéis?
Não tenho a resposta, mas tenho na memória a educação que meus pais deram a mim e aos meus irmãos e com certeza eles acertaram.
Papai um grande homem dentro da sua total simplicidade nos falava sempre que para poder fazer parte de uma estória, temos que ser protagonista de nossa própria estória e que está estória teria que ser a melhor estória sempre regada do bem, da verdade e principalmente de Deus no coração.
E nós continuamos tentando fazer este ensinamento até hoje.
Mas diante de tanta violência fico a pensar que ter Cristo no coração e tentar viver o que Ele nos ensinou está fora de moda para muita gente, inclusive para pais e educadores, para mim não, Jesus está na moda.
Chique é amar e viver Cristo.
É uma pena ser assim, tenho pena desses pais e educadores, como sofrem. Tudo isso tem que mudar e o governo pode mudar muita coisa, criando escolas de qualidade, qualificando professores e deixando apenas àqueles que são altruístas e que tem no coração o dom de educar e mais o governo tem obrigação de dar segurança física e moral a estes educadores com salários dignos e escolas seguras.
O governo pode e deve criar empregos, não adianta dar o peixe pronto tem que dar á a vara para pescar.
Se dermos a “comida na boca” a cabeça fica vazia e uma cabeça vazia é máquina poderosa para o ócio e o desânimo.
O trabalho faz o ser humano ficar criativo para o bem.
Não estou com a verdade nas mãos, mas sei que este é o caminho para se construir uma estória digna e boa de viver.
Tenha um tema para viver.
O meu será sempre a verdade, o bem e o trabalho e o seu?......a autora

Escolas e lares não podem ser gaiolas!

Há escolas que são gaiolas
E há escolas que são asas
que existem para dar aos seus
alunos coragem de voar” (Rubens Alves)

Ele está certíssimo e isso não vale apenas para escolas não, vale também para “lares”.
Não podemos fazer das escolas e lares, gaiolas, prisões e ditar regras a serem seguidas, mas também não podemos dar total liberdade para que alunos e filhos façam o que bem entendem de suas vidas, sem pensar no que pode acontecer depois de cada atitude.
A missão é difícil, mas não impossível, temos que fazer tudo com amor, diálogo e muita disciplina.
Temos que fazer com que eles se interessem no aprendizado motivando-os para que no futuro voem com suas próprias asas, para que descubram dentro de si o caminho para a realização pessoal e profissional, para que realizem seus sonhos e ideais.
Mozart, grande músico disse uma vez; ”Sonhos são ideais em perspectiva”!
Li também em algum lugar e no momento não lembro o autor que “O pensamento nos dá asas, ele nos transforma em pássaros”!
Para se atingir um ideal, o primeiro passo é sonhá-lo e depois colocá-lo em ação, por que sonhar por sonhar não adianta de nada, não leva a lugar algum a não ser a devaneios, bom para os poetas, que poetizam através de sonhos e quimeras, ah os poetas, o que seria de nós sem eles?
Votando, sonhe seu ideal e lute sempre com dignidade sem pisar em ninguém e sem destruir o sonho alheio e realize seu ideal e sonhe cada vez mais e realize cada vez mais sonhos, por que o que é a vida sem sonhos e realizações?
Dê asas ao seu pensamento e se transforme em pássaros e ouse voar realizando seus ideais que desejo que sejam múltiplos e serenos, mas repletos de garras.
Amém!.........................a autora

Mimo de Gracita

Delicadeza de Roberta Maia

Como é bom viver...

Hum, como é bom viver a vida com responsabilidade e alegria!
Mas vida é curta para ser vivida com intolerância, com mau humor e estupidez como tenho visto por ai.
A vida é para ser vivida como se fosse um desabrochar de uma rosa, lentamente. Como o despertar do girassol, que se espreguiça todo até ficar olhando o sol, para melhor aproveitar a sua vida.
Viver a vida como se ela fosse uma sinfonia de pássaros matinais e se prestar atenção ouvirá uma sinfonia diferente a cada amanhecer, é só não ter pressa e ouvir, porque os pássaros estão lá a cada amanhecer.
Viver a vida sem pressa alguma porque a pressa não deixará experimentar o doce sabor que ela oferece a cada dia e olha, ela oferece sabores diferentes e crescedores de se viver.
Viver a vida como se não houvesse noites e só dias e dias de sol.
Então faça da noite do viver o mais lindo dia de sol!!

Arte: Émilie Munier
Autoria: Maria Teresa

Palavras da autora: “...nasci rodeada por livros, boa música, pinturas de quadros (papai tinha um atelier em casa), bordados (mamãe bordava lindamente) e muita religiosidade, caçula de três irmãos homens, temporã de pais na meia idade, fui educada com muito amor e mimo......adoro poesia e deixo o coração ditar e minhas mãos copiarem sobre o papel e ou teclado...amo ler e escrever, gosto muito de brincar com as letras...”

Maria Teresa tem dois Blogs:
Blogs lindos, cheio de declarações de amor( a seu marido) e muita paz!!!
Conheçam!!!

- Minha querida Maria Teresa, sua base familiar refletiu na linda mulher que é, apesar de conhecer apenas virtualmente, sinto sua energia BOA daqui!
Aqui é seu selinho destaque querida, fique à vontade para leva-lo:


Beijinhos Iluminados e Agradecidos!!

11 Comentários:

  1. Ahhhhhh como é bom VIVER!

    Aproveitar cada momento de sorriso nos lábios!

    Ahhhh como é bom VIVER

    Post inspirador Roberta!
    Amei

    :)

    Responder
    Respostas
    1. An@, sorriso nos lábios, adorooooo...!!!
      Beijinhos Iluminados!!!

      Muita Luz!!

  2. Bom dia Roberta, Parabéns a Maria Tereza pela doçura e sensibilidade, viver a vida sem pressa hoje em dia é um desafio que todos nós deveriamos querer vencer! Ótimo dia! Bjoooooss

    Responder
    Respostas
    1. Kellen,os blogs de Maria Teresa são cantinhos onde ela mostra sua paixão pelo marido e a vida!!!

      Lindo Dia!!!

  3. Conheço os blogs da Maria Tereza e são lindos sempre!!beijos às duas! chica

    Responder
    Respostas
    1. Chica, são lindo nê?!AMO DE PAIXÃO!!!
      São muito transparentes...claros!!!

      Beijinhos Iluminados!!!

  4. Querida Roberta, nem sei como fazermos para agradecer, ficamos deveras muito emocionados.
    Ficou linda sua postagem, trouxemos conosco o lindo selo que nos presenteou.
    Agradecemos do fundo do coração e seja sempre muito feliz e abençoada, que sua vida seja repleta de luz e muito amor sempre...beijos nossos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Teresa, obrigada você por ter dado a permissão para que uma de suas obras estivesse aqui no Blog Luz!!!
      Fico imensamente feliz que tenham gostado!

      Beijinhos de Luz no coração do casal!!!
      Bençãos Plenas!!

  5. É isso mesmo, como é bom viver e aproveitar de todas essas coisas maravilhosas que a vida tem para nos oferecer. Ás vezes nem damos conta que estão mesmo pertinho de nós :)
    Linda mensagem, os meus Parabéns à autora!
    Beijiinhos

    Responder
  6. Olá! Tudo diferente e belo por aqui! Adorei as imagens de muita paz...e harmonia e o texto da Maria Tereza perfeito...vou conhecer...
    Parabéns Roberta!
    Bjs e que seu dia seja ótimo, com paz e bons pensamentos!
    CamomilaRosa

    Responder
  7. Olá Roberta,

    Conheço a Maria Tereza. É uma amizade recente, mas já pude constatar a beleza e sensibilidade de sua alma. Seus blogs são excelentes.

    O texto é lindo. Um convite à arte de bem viver.

    A ilustração ficou encantadora com a arte de Émilie Munier. Parabéns pelo bom gosto!

    Beijos.

    Responder